Seminário 40 Anos de Aikido da Sensei Lilla - Filme produzido por Aikido Brasil

screen


O Seminário Comemorativo dos 40 Anos de Aikido da Sensei Lila Serzedello foi Maravilhoso !!!!


40 Anos

Nenhum início é fácil, nenhum início é tranquilo, mas nunca imaginamos o tamanho das pedras que nos esperam pelo caminho. Lila Sensei começou sua jornada no Aikido em 1979, ainda quando o Dojo da APA era na Rua das Carmelitas. Na primeira aula, convidada por uma amiga, sentiu-se toda tímida, um tanto deslocada, desajeitada dentro de um pesado kimono de algodão cru.
Encarou o desafio dos rolamentos, dos movimentos circulares, fluidos, as torções e chaves, a manutenção da base baixa, a não utilização da força, o uso adequado do Ki.
E, assim como nós, meros aprendizes, ela pensou em segredo: eu NUNCA conseguirei executar essas técnicas. Quem diria? Justo ela...
A mais persistente, a mais resiliente, a mais dedicada das mulheres que conhecemos.

40 anos!

Em 1982, então na faixa azul, engravidou da querida filha, a Flora.
Sentia-se tão feliz, tão saudável e tão bem que não precisou deixar os tatames. Pelo contrário, continuou nos treinos, aprendendo, rolando, girando com graça, com leveza – a leveza tão típica da nossa Sensei. Com a Flora se desenvolvendo e a barriga crescendo, aproveitou o momento para ajudar ainda mais os iniciantes nos movimentos básicos, nos fundamentos. E assim o fez até poucos dias antes do parto.
Um parto tranquilo.
Um parto abençoado.
Uma filha linda!

40 anos!

Já em 1990, Lila Sensei começou a dar aulas de Aikido para crianças e vejam como o tempo é generoso: hoje, algumas daquelas crianças são faixas pretas, instrutores graduados, muito bem formados, dedicados também ao ensino da maravilhosa arte. No ano seguinte, vieram convites para aulas aos adultos, para aulas em outros lugares, em outras escolas.
Foram 15 anos levando os ensinamentos não só para os meninos e as meninas, como também para as suas famílias.
Por falar em família... por que não ter a PRÓPRIA??
(Ah, a vida e seu jeito peculiar de nos mostrar, de nos estampar, as nossas missões).

40 anos!

Em 1999, esquivou-se das dificuldades, avançou em irimi às oportunidades, mantendo a base, direcionou energias à inauguração do seu espaço, contou com a ajuda de alunos, de parceiros, verdadeiros Ukes para a vida inteira, abriu as portas do Aikido Nova Era. Não, não foi fácil. Para uma MULHER, romper barreiras exige, acima de tudo, CORAGEM! Imensa coragem.
Mas coragem com leveza, com elegância, com simplicidade. Para ver as barreiras, aos poucos, se desequilibrando, ruindo.
Sem que seja preciso tensionar os ombros
Sem que seja preciso usar qualquer força.
Apenas relaxando o corpo.
Apenas baixando a base.
Apenas girando o quadril.
Apenas sorrindo.
Sorrindo um riso gentil.
Não, não é fácil.
Mas, SIM, é possível!
É possível construir uma LINDA história no Aikido.
Ser uma das mulheres mais graduadas e respeitadas no país.
Ser exemplo de integridade, de postura. Ser exemplo a seguir.

40 anos! Parabéns, Lila Sensei! E todos nós aqui, seus alunos, seus amigos, sentimos que essa maravilhosa história está APENAS começando.

Domo arigatou gozaimashita.

Texto escrito pelo aluno e escritor J. L. Amaral.
afiliados

QUERO AGENDAR MINHA AULA EXPERIMENTAL

Insira seu melhor email acima para agendar uma Aula Experimental de qualquer uma das Artes Marciais do Nova Era. Você receberá um email com todas as instruções para agendar sua Aula Experimental.